terça-feira, setembro 13, 2016

CONSTITUIÇÃO INCONSTITUCIONAL

"A verdade do jurista não é Verdade, mas coerência ou conveniência coerente."

Henry David Thoreau (1817 - 1862) - autor estadunidense, publicou "A Desobediência Civil", 
poeta, naturalista, ativista anti-impostos, historiador e filósofo.


Antes de ver Lewandowski queimar a Constituição sentado na presidência do processo de Impeachment de Dilma, eu balançava entre não ver nenhuma relevância em expor minhas ideias sobre política e a questão que sempre surge quando temos dúvidas: "Mas se ninguém se manifestar, aí é que será pior!".
Pois bem, não tenho mais dúvida alguma. Agora tenho a certeza de que quaisquer que sejam as ideias que eu tenha, ou você, ou qualquer um que não esteja no poder, não valem de absolutamente nada. Quem sou eu!!?? Muita pretensão de minha parte!!

Lewandowski só fez o que fez porque tinha a garantia de que podia fazê-lo. Tal garantia foi dada por todos os membros do Clube dos 3 Poderes. Eles estão todos em acordo quando, o que está em jogo, é a manutenção do status quo de seus associados quando ameaçados, seja por dissidentes, incompetentes ou "outsiders". E nada como ser magnânimo a Dilma para acalmar os ânimos, mesmo que implique em transformar em cinzas a constituição brasileira.

O único lugar na história possível para Dilma é, como diria Lula em dupla com Vanessa, "nunca antes na história deste país uma presidenta foi tão incompetenta quanto ela". Portanto, não a defendi acima, apenas constatei como "a coisa" funcionou. 

Parênteses e a propósito. Que credenciais teve o aparentemente fraco, inseguro, Rodrigo Maia para se eleger presidente da Câmara? Dou-lhe uma pista. Moreira Franco é considerado hoje a eminência parda do governo Temer. Garantidamente um dos 3 homens mais poderosos abaixo de Temer. Será que o fato de ser sogro(*) de Rodrigo Maia liga uma coisa a outra? Você, o que acha?




Só existe um mandamento no Clube dos 3 Poderes que não pode ser quebrado por ser o responsável pela manutenção da hegemonia e harmonia entre todos os membros: não me traia. Fernando traiu Pedro. José traiu Roberto. Um anônimo traiu Lula. João traiu Delcídio. Dilma traiu todo mundo, de eleitores a parlamentares das duas câmaras. 

O Estados Unidos tem uma Constituição com mais de 200 anos e dúzia e meia de artigos que qualquer aluno de primário decora rapidinho. A Inglaterra nem mesmo tem uma Constituição escrita. O Brasil tinha, até Lewandowski, depois de outras seis que a antecederam, uma sétima com 347 artigos. Hoje o Brasil, o país inteiro, é INCONSTITUCIONAL, pois se a Lewandowski - na ocasião também presidente do Supremo Tribunal Federal, instituição guardiã de nossa Carta Magna- foi tão fácil queimar um artigo, pode ele, e podemos todos a seu exemplo, tascar fogo em todos os demais 346. 

Estou exagerando? Então responda: para quê uma constituição que pode ser desrespeitada na letra e no espírito como Lewandowski o fez? Se isto é permitido, então não precisamos de Constituição, nem de república, nem de democracia, vamos apenas eleger um "rei" e a ele delegar todos os poderes. Assim encerramos o espetáculo circense e podemos voltar para casa e cuidar de nossa realidade cotidiana, sem qualquer resquício de esperança em qualquer futuro promissor.

O Brasil, como todos os países deste planeta Terra,  não é para amadores, ou patriotas, ou crédulos, ou utópicos, ou "istas" de qualquer tribo, ou bem-intencionados de qualquer natureza. O Brasil, como os demais, é para eles, é deles, os psicopatas que se aboletam no poder. Abaixo de certa linha de corte na pirâmide do poder(**), constituimos todos massa de manobra para os interesses deles. 

Tô fora! Mais algumas reflexões e opiniões ainda publicarei aqui para, quem sabe?, alguém tirar algum proveito. E só.

Que ninguém estranhe quando eu apenas publicar um post curto, simples e direto: Fui!

(*) Moreira Franco é padrasto de Patrícia Vasconcelos, esposa de Rodrigo Maia

(**) Na ilustração da pirâmide, preste atenção na frase à esquerda, em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.