PANDEMIA

Inicío um diário da pandemia do COVID-19 procurando fazer um resumo bem sintético do que já aconteceu e acompanhando o que vem das decisões das autoridades governamentas, da ciência e das consequências para as nossas vidas, para o país e para o mundo.

Neste link você tem o quadro epidêmico do COVID-19.

E aqui a lista dos países e sua população.

E aqui uma planilha para acompanhar a evolução de óbitos por milhão de habitantes, em 21 países.

Para refletir mais sobre esta crise, coloque na caixa de pesquisa a palavra "pandemia".

27/05/20: 24.700 óbitos


PF faz cerca de 30 mandatos de busca e apreensão no Rio de Janeiro numa operação para averiguar fraudes em licitações relacionadas ao combate ao Corona vírus.

Governadores e prefeitos começam a flexibilizar a quarentena a partir de 1 de junho.

22/05/20: 19.000 óbitos

Atualizaei os números da planilha.


Minas apresenta o menor número de óbitos e o hospital de campanha com 850 leito está vazio. Custou 5,3 milhões dos quais 4,5 foram pagos com doação da iniciativa privada.

21/05/20: 18.000 óbitos

A expressão da moda é "lock down".



20/05/20: +17.000 óbitos

Governo divulga protocolo que libera cloroquina para pacientes com sintomas leves.

Covas é alertado sobre risdo de "graves distúrbios" em São Paulo por causa da pandemia.

Estados Unidos avalia restringir vôos do Brasil e Trump continua a fustigar Xi Ji Ping.

19/05/20: +16.800 óbitos.

Trump declara estar usando preventivamente a hidroxicloroquina.

Países aprovam investigação imparcial da OMS.

OMS diz qua não há certeza sobre imunidade após contágio.

Governador de São Paulo antecipa feriados para aumentar o nível de quarentena por 6 dias (de 4a a 2a).

Bolsonaro sanciona lei que cria créditos para pequena empresa.

18/05/20: +16.000 óbitos.
Laboratório americano anuncia testes bem sucedidos com vacina para a Covid-19.

Dra. Nise Yamaguchi dá declaração emocionante sobre a resistência em tratar precocemente com hidroxicloroquina.


17/05/20: 
Minha irmã veio almoçar conosco. Primeiro dia que recebemos alguém em casa.  

16/05/20: 
Na Câmara de Vereadores de Petrópolis ontem, foi rejeitado por 14 votos a 12 a intenção do Prefeito de decretar "lockdown".

15/05/20: 
Primeira dia que sai de casa para encontrar com um amigo e bater papo, tomar uma cerveja, comer um pastel no Horto Mercado.

O ministro da saúde, Nelson Teisch, pede demissão com menos de um mês no cargo.

Bolsonaro anuncia intenção de fazer decreto para uso obrigatório de máscara em todo o país.

A Suécia não decretou quarentena. Será que valeu a pena?

"É importante colocar isso na mesa: esse vírus pode se tornar endêmico em nossas comunidades e nunca desaparecer", disse o especialista em emergências da OMS, Mike Ryan.



14/05/20: 

Posição de Osmar Terra em debate na Band News.

13/05/20: 
Não sei desde quando, mas hoje, nos EUA, os restaurantes podem atender clientes em suas dependências com limite de 25% de ocupação.

09/05/20: 
No mundo, os óbitos atribuídos ao COVID-19 ultrapassam os 270 mil. No Brasil, já são mais de 10 mil.

O desemprego nos EUA já atinge 23 milhões, enquanto no Brasil quase 15 milhões.

Taiwan é tido como o país que não fez quarentena e tem o mais baixo índice de óbitos.

06/05/20:
De acordo com pesquisadores chineses, uma vacina experimental contra o coronavírus foi capaz de desenvolver anticorpos no organismo de macacos. Segundo o estudo, a vacina também foi testada em ratos e pode passar por testes clínicos em seres humanos ainda no final deste ano.

05/05/20: 
Hoje recebi pelo zap mais um vídeo feito por um casal de médicos da clinica ANGIOSKOPE que me parecem ser bastante sérios contando sobre o que eles empiricamente sabem sobre o tratamento com hidroxicloroquina. Insiro aqui o link para conferir no futuro. Eles não falam em remdesivir.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2984371731650333&id=867676789986515?sfnsn=wiwspwa&extid=QMxRiiZePQPzUfcj&d=w&vh=e



04/05/2020

Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, reportaram a descoberta de um anticorpo capaz de neutralizar e impedir a infecção das células pelo novo coronavírus, causador da doença chamada covid-19.

Publicado na revista científica Nature Communications, os cientistas ressaltam que o anticorpo, chamado 47D11, funcionou para conter o novo coronavírus em testes de laboratório in vitro. (Fontge: website Exame)


02/05/20: 
A notícia de hoje é um novo remédio para combate ao COVID-19, o Remdesivir, mas este medicamento não existe no Brasil. E continua a discussão se esta é a semana do pico da curva ou não. A conferir.


01/05/20: 

Considerando que entramos, eu e Regina, em quarentena no dia 16 de março, estamos completando 7 semanas em que só saímos para ir à farmácia e ao supermercado. Na verdade eu levei 4 semanas para tomar coragem de voltar ao dentista para terminar um tratamento em mais 3 sessões. Os cabelos brancos de Regina começam a se mostrar e ela não tem coragem de decidir sobre ir ou não à cabelereira para renovar a pintura. Ontem, tivemos uma embate matrimonial sobre como devemos nos conduzir daqui pra frente e não chegamos a qualquer conclusão. Nossos medos são maiores que nossas racionalidades. 

Na saúde e na política, passados 45 dias de reclusão, todos continuam a não saber quase nada sobre o que fazer para combater eficazmente este vírus que ameaça nossas vidas em todos os aspectos. Manifestações radicais de ambos os extremos de opinião é o que mais se vê, todos convictos mas ninguém disposto a assumir qualquer responsabilidade sobre o que fala. A todos temos a pergunta que ninguém quer que seja feita: ok, mas e daí, fazemos o quê? Os governadores e prefeitos respondem com adiamentos seguidos de uma data para início de volta à normalidade. O debate do momento passa por saber quando será o pico e se haverá ou não um nova onda de infecção.


A universidade de Oxford, na Inglaterra, anuncía início de testes com uma vacina.


ABRIL/20
Bolsonaro defende o uso da hidroxicloroquina. Muita resistência pelos integrantes da área de saúde mas diversos epidemiologistas e outros médicos a favo. (veja vídeo no dia 15/05/20)

Médico belga Paul Stoffels, vice-presidente do Comitê Executivo e Chief Scientific Officer da Johnson & Johnson (J&J), afirma que, entre janeiro e fevereiro de 2021, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 devem estar disponíveis (...) Leia a notícia publicada aqui em 17/04/20. 

MARÇO/20
Novos hábitos: intensificação da higiene das mãos e rosto, e de frutas e legumes com uso de sabão; borrifar com álcool-gel todas as embalagens de compras de alimentos e líquidos; uso de máscara cirúrgica para ter contato com outras pessoas e uso de luvas para ir ao supermercado; lavagem das roupas usadas em qualquer saída às ruas

O STF decide que estados e municíos são autônomos para tomar as decisões com relação à pandemia independente do governo federal.

Estados iniciam quarentena, a maioria, em torno de 14 dias (vão ser adiadas sistematicamente).

Trump anuncia que existe um medicamento capaz de combater o COVID-19, a hidroxicloroquina. 

Surgem nas redes sociais os vídeos ensinando como fazer máscara caseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, concorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: A inserção de comentário NÃO funciona no Google CHROME.

Obrigado.