Hipocrisia

Na Wikipédia
Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.

A hipocrisia é um dos aspectos do comportamento humano que recebeu (e continua a receber) a atenção de psicólogos, psiquiatras, historiadores e filósofos em todas as épocas. Aos poucos vou acrescentando aqui reflexões e informações que vier encontrando.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um Amigo Me Manda


Fiz pequenas incursões no Google sobre os ASSUNTOS deste e-mail, e achei resultados interessantes, dos quais relaciono apenas os números de documentos encontrados, mais um blog e um artigo : 

1. "PSICOPATAS NA POLÍTICA" :  662 documentos 

2. "RAIZES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL" : 3.790 documentos 

3. PSICOPATA "RAIZES DA CORRUPÇÃO" POLÍTICA : 770 documentos 



Quanto ao termo PSICOPATA, há um verdadeiro tratado na Wikipédia, que expande tecnicamente a abordagem simplificada por Eric Berne em sua Análise Transacional ("modelo que até uma criança entende"): 


Friedrich Nietzsche (1850 1900)


"(...) nós somos, até a medula e desde o começo – habituados a mentir. Ou, para exprimir em termos mais virtuosos e hipócritas, enfim, mais agradáveis: somos muito mais artistas do que nós mesmos o julgamos."


A Hipocrisia do Combate às Drogas

Em março de 2014 a ONU se pronunciou favorável à descriminalização do consumo de drogas, admitindo que é muito melhor gastar em recuperação do que em combate [que não passa de enxugar gelo].


Em DEZ/21 recebi este vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.