segunda-feira, setembro 20, 2021

REFLEXÕES TEMÁTICAS – SERVIDÃO & SUBMISSÃO

 

“Asno de muchos lobos termina comido.”

Ditado espanhol


Hoje trago o tema “servidão & submissão”, pois talvez estas sejam as palavras que a história deixará impressa à força de “STF e Grande Mídia” como marca destes nossos tempos. Estamos servis a uma instância “Suprema” que nos cala, e, ao que me parece, a um complô conduzido por “autoridades” governamentais que nos submetem a um processo de vacinação obrigatória onde somos cobaias involuntárias de experimentos científicos.

Para refletirmos sobre em que assustador mundo novo estamos inseridos é que fiz uma coleta de reflexões (em ordem alfabética de autor) sobre estas questões. Por outro lado, é uma preparação para o que vou publicar à frente sobre as bases “filosófico-utópicas” que sustentam o pensamento dominante na elite intelectual ocidental, o que foi rotulado como “a Intelligentsia”.

Boas reflexões a todos.

 

ALEXIS DE TOCQUEVILLE (1805/1859)

O socialismo é a nova forma de escravidão.

[Tocqueville temia que um novo tipo de escravidão surgisse sob o manto da democracia.] A sociedade desenvolverá um novo tipo de servidão que cobrirá a sua superfície com uma rede de regras complicadas através das quais as mentes mais originais e os personagens mais enérgicos não podem penetrar. Ela não tiraniza, mas comprime, enerva, extingue e estupidifica um povo, para que cada nação seja reduzida a nada mais do que um bando de animais tímidos e laboriosos dos quais o governo é seu pastor.

Depois de ter subjugado sucessivamente cada membro da sociedade, modelando-lhe o espírito segundo sua vontade, o estado estende então seus braços sobre toda a comunidade. (...) A vontade do  homem não é destruída, mas amolecida, dobrada e guiada; ele raramente é obrigado a agir, mas é com frequência proibido de agir. (...) até que cada nação seja reduzida a nada mais que um rebanho de tímidos animais industriais, cujo pastor é o governo [tudo por conta dos “déspotas do bem”].

Nada é tão maravilhoso quanto a arte de ser livre, mas nada é mais difícil de aprender a usar quanto a liberdade.


AYN RAND (1905/1982) (1) 

As frases citadas são de personagens em A Revolta de Atlas.

O homem que deixa que um líder determine seu percurso é um veículo amassado sendo rebocado para o ferro-velho.

Não entro em discussão com aqueles que acham que podem me proibir de pensar.

O mal é impotente e só dispõe do poder que lhe permitimos arrancar de nós. 


CHARLES DUCLOS (1704/1772)

Não são os tiranos que fazem os escravos: são os escravos que fazem os tiranos. 



CHARLES ÉDOUARD GODIN (1927/1986)

Os pastores hão de ser brutos enquanto as ovelhas forem mansas. 


ETIENNE DE LA BOÉTIE (1530/1563) (2)

São os povos que se deixam oprimir, que tudo fazem para serem esmagados, pois deixariam de ser no dia em que deixassem de servir.

É o povo que se escraviza, que se decapita, que, podendo escolher entre ser livre e ser escravo, se decide pela falta de liberdade e prefere o jugo, é ele que aceita o seu mal, que o procura por todos os meios.

Os eleitos procedem como quem doma touros; os conquistadores como quem se assenhoreia de uma presa a que têm direito; os sucessores como quem lida com escravos naturais.


FRIEDRICH A. HAYECK (1899/1992) (3)

Não surpreende que os homens desejem livrar-se da cruel escolha que as circunstâncias muitas vezes lhes impõem. Mas poucos desejam fazê-lo, deixando a outros resolver por eles. O que querem é simplesmente que a escolha não seja necessária.

Fomos aos poucos abandonando aquela liberdade de ação econômica sem a qual a liberdade política e social jamais existiu no passado.  (...) embora (...) nos advertissem de que socialismo significa escravidão, fomos continuamente avançando em direção ao socialismo.


GUILHERME FIUZA (1965/...)

É preciso reconhecer que a decisão de não pensar remove montanhas de dúvidas.


JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712/1778) (4)

Os povos, uma vez acostumados a possuírem senhores, não são mais capazes de privar-se deles.

O povo, já acostumado com a dependência, o repouso e as comodidades da vida e já incapaz de romper suas correntes, consentiu em deixar que se aumentasse sua servidão para consolidar sua tranquilidade; e é assim que os chefes, tornando-se hereditários, acostumaram-se a ver sua magistratura como um bem de família, a ver a si próprios como proprietários do Estado, do qual eram, de início, tão somente funcionários, a considerar seus concidadãos como escravos, a incluí-los, tal como o gado, entre as coisas que lhes pertenciam e a considerar a si mesmos como iguais aos deuses e reis dos reis.

Se vemos um punhado de poderosos e de ricos no topo das grandezas e da fortuna, enquanto a multidão rasteja na obscuridade e na miséria, é porque os primeiros só estimam as coisas que desfrutam na medida em que os outros delas estão privados, e porque sem mudar de estado, deixariam de ser felizes se o povo deixasse de ser miserável.

[Dizia Plínio a Trajano:] "Se temos um príncipe é para que nos preserve de ter um senhor."


JOHANN WOLFGANG VON GOETHE (174/1832)

Não somos enganados nunca: somos nós que nos enganamos a nós mesmos.

 


MICHEL DE MONTAIGNE (1533/1592) (5)

Estes, que vês furioso e fora de si, escalar as ruínas do forte, em meio à fuzilaria; e o outro que, cadavérico, esfomeado, coberto de cicatrizes e decidido antes a morrer do que a deixar passar o inimigo, imaginas que agem por conta própria? Pois é por conta de fulano e beltrano, que nunca viram, fulano e beltrano que não se preocupam sequer com seus feitos e mergulham no ócio e nos prazeres enquanto eles se matam.

O único resultado que pude constatar no emprego da vara ou do chicote foi tornar as almas mais covardes e mais obstinadas no mal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para conhecer um pouco mais do pensamento de alguns pensadores citados acima, acesse o respectivo extrato que fiz de uma de suas obras:

(1) Ayn Rand: romance "A Revolta de Atlas".

(2) Etiénne de La Boétie: "Discurso sobre a Servidão Voluntária".

(3) Friedrich Hayeck: "O Caminho da Servidão".

(4) Jean-Jacques Rousseau: "Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens".

(5) Michel de Montaigne: "Ensaios".

NOTA: Para mais ideias da maioria dos autores citados, visite paulovogel.blog.br e acesse a aba "Extratos".

4 comentários:

  1. Concordo em parte; no Brasil, agora, o opressor não é o Estado (no caso, Presidente da República); quem quer mandar, agora, vai do STF até o Prefeito.
    O nosso Prefeito exige comprovação de vacinação mas sua responsabilidade, como transporte público, nada melhorou; até o metrô que tinha intervalo de até 3 minutos, agora demora entre 13 e 17 minutos, sempre lotado.
    Show do Diogo Nogueira, no sábado, lotado; cambistas vendendo falso atestado de vacinação na porta, sem nenhum problema.Quwro ver no Carnaval, como será.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui a Tiradentes neste último final de semana (17 a 19/9/21), no sábado à noite uma multidão nas ruas, bares e restaurantes lotados, com e sem máscara. Hipocrisias para todo gosto, a ponto de uma "leoa de chácara" me dizer que, para entrar, eu teria que colocar a máscara, mas uma vez adentrado, poderia tirar!!!

      Excluir
  2. Estamos inseridos num mundo que não foi por falta de aviso que poderíamos chegar a ele, a prova está neste post. Também é o mundo do faz de conta, do jeitinho brasileiro, dos hipócritas e dos covardes. Espero que nas multidões que se espalham pelo Brasil, os sem máscara, cara limpa, sejam os patriotas porque os de caráter mascarado já sei quem são.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.