Esta origem do PT não tem base filosófica. Não contém uma visão de mundo ou de proposta de solução para as tantas e tantas angústias sobre a divisão e distribuição dos recursos oferecidos pela natureza, pela ciência, pelo conhecimento de maneira geral. Eu acho o pensamento marxista, uma formulação de psicopatas, mas seus conceitos visam a implantação de um sistema para todos (com exceção dos membros do politburo). Você pode achar que o liberalismo é uma inviabilidade prática, mas, do mesmo modo, propõe um sistema para todos (com exceção para os amigos do poder). O PT é uma entidade cuja única proposta, vaga, nebulosa, é defender "os trabalhadores". E quem são os "trabalhadores"? Tomando a decisão estapafúrdia (consulte os resultados neste início de 2015) de isenção do IPI para a indústria automobilística e outras, "trabalhadores" para o PT significa "trabalhadores da indústria metalúrgica".
O resultado é que, sem proposta para a nação, tendo apenas o recursos de ser contra tudo e qualquer ação daquele a quem ele quer vencer no embate democrático, o que sobrou foi um projeto político sustentado apenas na permanência no poder, e aí, vale e valeu tudo. Vale aparelhar com militância (despreparada e incompetente) todos os níveis de todos os organismos públicos e empresas de economia mista para controlar o desvio de dinheiro para os cofres pretensamente "partidários". Vale jogar os cidadãos do norte contra os do sul, como se no norte não houvesse ricos e no sul não houvesse pobres.. Vale jogar empresários (indiscriminadamente) contra os tais "trabalhadores" como se a absurda maioria de empresários (de donos de botecos a comerciantes, de prestadores de serviço a indústrias de fundo de quintal), fosse constituída de vagabundos e não de gente que trabalha 12 horas por dia, 7 dias por semana, sem direito a 13º, férias etc. Vale dizer qualquer coisa e desdizer depois porque simplesmente não há um conceito norteador, e sem ele tudo pode ser justificado no interesse do momento.
Esta origem do PT explica todas ou quase todas as atitudes de seus membros e as declarações e decisões daqueles que exerceram e exercem o poder politicamente constituído. Esta é a base que promove e justifica a diferença das ideias petistas antes e depois de assumir o poder. Trato disto no próximo post.
Esse é o "modus operandi" do PT, só não sei como faremos para quebra-lo sem pagar mais...
ResponderExcluir