sexta-feira, julho 07, 2023

A DEFORMA TRIBUTÁRIA

H.L. Mencken, definiu reforma como 

"uma conspiração de tenazes charlatões para despojar o pagador de impostos".


9Fingers se autodeclara, orgulhosamente, comunista. Também é um ferrenho defensor de um governo global no qual almeja ser o escolhido líder máximo (ele confessou que espera viver além dos 80 anos de Biden, obviamente, desde que continue no phoder. Enquanto isto não se concretiza, viaja pelo mundo em busca de um Nobel da Paz (um devido reconhecimento pelas cervejas que ele ainda não tomou com Putin e Zelensky), ou, prêmio menor, sem dúvida, uma elevação a Secretário Geral da ONU.                                                                      

A Deforma Tributária hora em curso de não-discussão no Congresso Nacional, é um dos passos no sentido de atingir seus objetivos. É de se observar a "urgência" com que o governo "pede" o trâmite no Congresso. É inaceitável que as instituições da sociedade e os representantes eleitos tenham tempo de "descobrir" o que está nas entrelinhas do projeto. O Brasil nunca foi uma efetiva Federação. Ao longo de décadas, e gradativamente, os recursos oriundos dos tributos vêm sendo redirecionados para a União que se “encarrega” de redistribuir para estados e municípios. Aumento de poder, este o único propósito da concentração de arrecadação. O que está “rolando” nas intenções dos atuais aboletados no Phoder, nada mais é que isto. Se sobrava pouco para, principalmente, municípios – IPTU e ISS – a partir da Deforma nem isso. Tudo irá para o governo Federal que, imperiosamente, fará a divisão do butim de acordo com preferências político-ideológicas. Ou seja, ou prefeitos e governadores se locupletam ou ficarão à mingua. Espero que tenha sido claro.

Tarcísio abre uma rachadura na sólida, até então, barragem que os unia em conter o avanço da pressão estatista. Tarcísio foi “escolhido” como boi de piranha por ser o governador do estado responsável por mais de 25% do PIB nacional. A intenção é flagrante: “vejam vocês, demais governadores, até ele está apoiando nossa deforma”, ôps, “reforma”. A isca que Haddad, como porta-voz de 9Fingers, levou, foi, não tenho dúvida, uma entre duas (quem sabe as duas?): ter caminho livre para a reeleição em 2026, e/ou receber “tratamento especial” quando da partilha, o que, em essência, é o melhor combustível para sua campanha. Isso sem falar na jogada de profissional do pôquer afastando da disputa uma possível candidatura do "trator de Bolsonaro" à presidência em 2026. Tarcísio mordeu porque não tem compromisso com as teses liberais[1] e, bem, foi picado pela mosca azul. Ele é fruto do militarismo e da burocracia técnica. Segurança acima de tudo, risco tendente a zero (sempre há, por mais que nos resguardemos).

Tarcísio tentou se explicar com uma narrativa, pois a realidade não pode ser confessada ou admitida. Não conseguiu. Com “veja bens”, “temos que participar” e outras expressões do dicionário “Me Engana Que Eu Gosto“, só fez escancarar sua hipocrisia, fazendo-o passar batido por sobre o pretenso cadáver de grande maior mentor. Bolsonaro não gostou. Sales veio em sua defesa. Ambos, mais ou menos liberais, não importa, mas como defensores e praticantes de redução de impostos, não estão dispostos a sair de suas trincheiras. Eles parecem ter compromissos mais dignos e relevantes com o país. Os "inocentes do Leblon" do Oiapoque ao Chuí preferem fingir que não serão atingidos pelas consequências.

Mas esta Deforma será mais um passo na escalada louca rumo ao ápice do controle da sociedade pelo Estado[2] centralizador. Vem mais pela frente. De novos impostos sobre a renda e aumento dos já existentes, até o fim da hereditariedade do patrimônio amealhado ao longo de seus anos de trabalho, suor e lágrimas, estão na alça de mira da boca faminta do Leviatã.

E coisas como privacidade, liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, esquece, são coisas do passado. Ah! Mídias sociais? Xandão cuida delas melhor a cada dia, pois, dia sim, dia não, mais apoiadores, por via das dúvidas e proteção "vai lá que sobre pra mim", ganha.

Bem que eu gostaria de estar absolutamente errado nesta premonição, mas, desgraçadamente estou certo. Duvida? É só aguardar.

Este drama encenado no Brasil contemporâneo está sendo protagonizado pelos seguintes atores:


  

  

   


 





[1] Parece que nem mesmo o PL tem princípios liberais, dado que alguns deputados do partido votaram a favor da deforma, pelo menos, no primeiro turno.

[2] ATENÇÃO: o Estado é um ente abstrato. Ele nada mais é que a denominação atribuída a um grupo de oligarcas poderosos que se refestelam em assaltar 95% dos cidadãos que trabalham meio ano só para os sustentar em orgias de todo tipo e sobre eles exercer o Phoder.


4 comentários:

  1. Hoje eu estou exausta. Não há palavra no dicionário que possa explicar meus sentimentos, aquele que invade o corpo dos pés à cabeça, depressão+frustação+surpresa+raiva+ vontade-de-fazer-as-malas-sem-saber-para-onde-ir-para-sempre? Eu olho para a direita e só vejo gente despreparada, atabalhoada, desunida, vaidosa, burra, preguiçosa. E olho para a esquerda unida, preparada, com projeto-nefasto, fortes, destemidos, tudo para o mal! E os brasileiros desabando para o fundo do poço. Somos 60 milhões, karai! Não é pouca coisa! Mas essa armadilha é poderosa, protegidos por zumbis que aplaudem cada ação repressora, artistas cantando pot pourris mixando “inelegivel” com “Cálice”, dinheiro jorrando para compra de votos… Como vamos sair disso? Calados? Obedientes? Mortos? Estou mesmo mal hoje…

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga, a coisa tá feia sim, mas vai melhorar, não pra nós que já teremos ido. Quem vai pagar a conta mesmo são nossos filhos e netos. Lamento por eles.

    ResponderExcluir
  3. A esquerda é cruel , essa falsa Reforma tributária me parece a implantação do comunismo , vai tirar toda e qualquer autonomia dos estados e municípios , centralizando ainda mais o poder em Brasília , esse Conselho Federativo é o CAVALO DE TRÓIA !
    " NAO TEREMOS NADA E SEREMOS FELIZES "

    ResponderExcluir

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.