segunda-feira, junho 29, 2009

ECOJOGO, UM GOLAÇO!

Em 8 de abril escrevi: "Enquanto os governos não assumirem a responsabilidade de liderar o processo", me referia a atitudes como conseguir a padronização dos carregadores de celular, "o crash ecológico virá do mesmo jeito."



Bem, parece que tem mais gente pensando assim. Em respostas às pressões da União Européia, hoje, 29 de junho, 10 indústrias responsáveis por 90% do mercado de celulares, anunciaram ter assinado "de forma voluntária um memorando" onde se comprometem a produzir um carregador "universal" a partir de 2010. Mais promissora ainda é a afirmativa do porta-voz da UE, Günter Verheugen, de que o objetivo "é que todos os equipamentos eletrônicos tenham um único carregador universal em um prazo de cerca de dois anos". Sendo mais claro: um só tipo de carregador para celulares, câmeras fotográficas e computadores portáteis.

Isto sim é atitude ecologicamente correta e de efetiva relevância para o planeta e nossa sobrevivência nele. O resto, repito, é hipocrisia.

E nossos governantes, o que estão fazendo? Por que não promovem um forum nacional com as indústrias para estabelecer que sempre que houver produção de lixo eletrônico, este seja minimizado pelo estabelecimento de padrões? Que tal também dar uma olhada na proliferação de tamanhos/formatos de pilhas alcalinas e baterias? Que tal o governo promover um forum para descobrir um modelo de negócio para a coleta de pilhas e baterias de modo a fazer a roda girar tal como gira na coleta de latinhas de alumínio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

ATENÇÃO: No Chrome, quando você insere comentário sem que tenha se logado no navegador, você aparece como usuário "Unknown".

Obrigado.